A experiência de uma assessoria de imprensa pré-eleições

Sandra, Pedro Ruas e Plínio de Arruda Sampaio em frente ao Shopping Popular, em Santa Maria.

Tenho trabalhado na campanha de Sandra Feltrin para deputada estadual. Nunca havia experienciado um trabalho tão intenso. Mesmo assim é bem compensador. No dia 28 de julho, pude acompanhar uma dia inteiro de campanha  junto ao candidato à presideência e o candidato a governador, entre outros, e entrevistá-los, mesmo que brevemente. A assessoria é composta além de mim por Mathias Rodrigues e Rafael Balbueno. Buscamos trazer um diferencial para uma assessoria de candidato, trazendo elementos do jornalismo literário para os releases. Se está dando certo? Eu acredito que sim. Fizemos o primeiro lançamento de candidatura “twittado” da cidade, que foi, inclusive, elogiado pelo jornalista Claudemir Pereira (link aqui).

Não temos experiência, mas queremos construir uma assessoria diferente, utilizando as diferentes mídias para aumentar o diálogo entre eleitores e candidatos.

Ao decorrer da campanha, darei mais relatos.

Para saber mais, acesse o site que mantemos.

Abaixo, texto de minha autoria, publicado no site oficial do candidato à presidência Plínio de Arruda Sampaio (link aqui).

Plínio volta ao Rio Grande do Sul

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) provou que não é necessário pagar militantes para fazer barulho. O Clube Comercial, no centro de Santa Maria, tremeu com os gritos entoados pelos mais de 250 presentes na noite deste dia 28 de julho. Com a presença de Plínio, que chegou na cidade na tarde desta quarta-feira, a militância da sigla foi para as ruas pedir votos ao PSOL e participação popular.

Plínio Arruda Sampaio, candidato à presidência pelo PSOL, compunha a mesa, junto com o candidato a governador, Pedro Ruas, os candidatos a deputado federal Antônio Ruas, Jorjão, Lip, Roberto Seitenfus e Sandra Feltrin, candidata a deputada estadual e presidente do PSOL em Santa Maria. Sandra foi a responsável pela organização do evento, com o objetivo de aproximar candidatos e eleitores, promovendo o diálogo. O aniversário de Plínio, comemorado na segunda-feira, foi lembrado através do vídeo produzido pela sua equipe, em que sua trajetória de luta é relembrada pela sua esposa Marietta.

Plínio participou, no início da tarde, acompanhado de Pedro Ruas, de entrevistas em veículos de comunicação da cidade. O candidato foi questionado, entre outros pontos, sobre suas recentes declarações a favor da legalização das drogas culturais e do aborto. Ainda durante a tarde, Sandra e Jorjão estiveram presentes na reunião do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência do RS (Sindisprev SM), em que ressaltaram a importância dos cidadãos não se deixarem iludir pela falsa ideia de que o país vai muito bem.

Às 17h, a comitiva visitou o Shopping Popular, local para onde os camelôs foram realocados. Plínio foi bem recebido pelos vendedores e visitantes e recebeu carinhosas demonstrações de apoio. Logo após, o Calçadão da cidade foi tomado por um mar de bandeiras amarelas com o símbolo do PSOL estampado, com Plínio à frente da comitiva, incansável mesmo depois da tarde exaustiva. Ao contrário do que a previsão do tempo previa, o céu estava limpo em Santa Maria. Ao contrário do que os grandes partidos pensam, o PSOL fez barulho, provou ser grande.

Por Luciana Minuzzi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s