Análise rápida sobre alguns personagens do livro “A deusa do rádio e outros deuses”, de Heloneida Studart.

Quando se trata de procurar uma cura, todos, pobres e ricos, juntos na mesma sala de espera do guru da moda, investindo mundos e fundos em busca de saúde ou paz. O livro trata de fé e devoção, com personagens bem definidos e de espírito forte.

Luís é um dos mais interessantes. Quase todos no livro são muito bem caracterizados e tem suas características e histórias (quase sempre tristes, decadentes ou fantásticas) descritas com algum destaque. Esse garoto, de pouca idade e muito chão, com cara de assassino e corpo de pecado, tem uma personalidade simples, mas instigante. O passado dele deixa cicatrizes profundas na carne, na superfície, diferente de Dinorá, que teve o coração torturado como o batedor de bife. Ele não parece compadecido com sua condição atual, de viver com uma mulher por não ter para onde ir, e nem triste pelo passado duro. Parece ter uma fúria que o move a continuar, não apenas sobrevivendo, mas tendo uma vida, apesar de tudo. Talvez, motivado pelas lembranças ternas da mãe. De uma soturnidade e simplicidade inexplicáveis.

Já Dinorá é toda subjetividade. Em uma eterna luta por amor correspondido. O abandono que se repete. Consegue salvar míopes e cadeirantes, mas não consegue salvar a si do medo do abandono por parte de Luís. A angústia era companheira dessa mulher cuja mãe a atormentava com cartas cobrança toda quinta-feira, não pedindo o amor, mas os cuidados da filha.

A deusa do rádio representa o paradoxo. Ao mesmo tempo em que os pobres a cultuam, a temem, como uma verdadeira deusa, capaz de condená-lo com uma só palavra e salvá-lo da mesma forma. Com ligações com policia e governantes, seu medo só vem dos morros e favelas. Fora isso, seu mundo é seu reino. Tão frágil por expor a vida pessoal no rádio e ao mesmo tempo mantém a pose.

Anúncios

Uma resposta para “Análise rápida sobre alguns personagens do livro “A deusa do rádio e outros deuses”, de Heloneida Studart.

  1. Pingback: Pode me emprestar esse livro? « Luminozzidades·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s