Pode me emprestar esse livro?

Um projeto quem mexeu muito com os executores foi colocado para o pessoal da Dois Agência de Conteúdo na virada de 2009 para 2010. A nossa vontade de fazer 2010 um ano muito dez era tanta que nos aventuramos na Internet e espalhamos a positividade. Antes disso, precisávamos colocar no papel, ou melhor, na tela, nossas apostas e desejos em áreas de interesse. Não poderia deixar de falar sobre os queridos livros. Ontem, quando postei sobre o livro da “Deusa do Rádio” lembrei deste. Quanto à Dois, 2010 foi um ano de muito trabalho, dedicação, boas novas, e sim, foi 10.

Pode me emprestar esse livro?

Marca do projeto

Você gosta de ler livros? Olhe para a sua estante agora. Talvez ela esteja repleta de bibelôs em 2010. A tecnologia está evoluindo a tal velocidade que, talvez, toda a sua estante seja condensada em um Kindle, aparelho da Amazon, que permite a leitura de e-books. Sim, seus livros poderão caber em um aparelhinho que deve pesar umas 200g.

Por um lado, o modo de leitura será revolucionado. Do tempo em que tábuas eram entalhadas até hoje, muita coisa mudou. Novos hábitos, novo modo de ler. Por outro lado, o texto nos leitores digitais é fragmentado, só podemos lê-lo em blocos, não sentimos o toque do papel, nem podemos ver os livros nas estantes. Será que cola?

Em 2010, eventos em países como Egito, Índia e Estados Unidos discutirão o futuro da leitura e a evolução dos e-books. O Brasil também não ficará de fora das discussões, incentivado pelos mega empresários. Os estrategistas já vêem nas futuras gerações um mercado rico, pois já crescerão convive ndo com diversos eletrônicos. Os investimentos para os e-books virão, só que a moda só vai pegar quando sair da elite cultural e atingir as classes populares.

Até consigo me imaginar sentada em um desses metrôs super high tech, com velocidade inacreditável, cruzando a cidade por tubos e robôs me cobrando o valor da passagem. Só que ainda não consigo me imaginar com um aparelhinho assim na mão. Gosto do papel, das capas, das orelhas dos livros. Em um país em que se lê tão pouco, em que é tão difícil o acesso a bons livros, só posso torcer para que o livro físico continue firme e forte, conquistando espaços sempre mais em 2010, 2011, 2012… Boas leituras em 2010!

Extras:

Como funciona um leitor de livros digitais

Vídeo bem-humorado sobre os livros digitais versus livros físicos (em inglês)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s