As bicicletas e carretéis do filho de Restinga

Meu sonho de andar pela cidade grande foi realizado nessas últimas férias. Dei algumas voltas por Porto Alegre pela primeira vez sem estar em alguma excursão. Peguei uma mochilona emprestada e caminhava por aí como uma desbravadora de arranha-céus, com missões dificílimas como encontrar comida barata e pegar o ônibus certo. Além das ruas e parques, queria provar da vasta agenda cultural da metrópole. Por sorte, uni um item da minha lista de lugares para visitar, com o desejo de alguma atividade cultural diferente. Já conhecia o Instituto Iberê Camargo por causa de uma reportagem escrita para o Caderno Quarta Colônia. Reproduzo a reportagem abaixo:

 

Vi no site que, durante as férias, eles estavam com uma programação bem legal. Fui na Terça Alegre, dia 08/02, com visita à exposição “Iberê Camargo – Os Meandros da Memória” e, depois, uma oficina no ateliê do Programa Educativo da Fundação. Na oficina, exploramos as possibilidades do retrato e auto-retrato, através de divertidos exercícios. O ateliê estava com as mesas cheias de giz, lápis, canetas, e usamos espelhos, desenho cego e lâminas transparentes para desenhar, ou pelo menos tentar, desenhar o outro. Cada um a sua maneira, colocou suas impressões no papel e pode pensar um pouco em quem é. O canal Futura esteve presente e registrou tudo.

Outro ponto interessante foi o curador ter mesclado frases com telas e usado espaços inesperados para pendurar as obras, como o pé das paredes. “Ele escrevia muito bem. Mas, na verdade, o texto que está na parede não é um texto escrito, e sim um texto falado. Mesmo assim, tem um ritmo, uma repetição, e acho que para o visitante também dá algo da maneira de sentir, da maneira de pensar dele”, diz o curador Jacques Leenhardt em entrevista no site do Instituto.

A foto é a reprodução de uma explanação de Iberê sobre a volta dele a Porto Alegre. Depois de algum tempo longe, a cidade não parecia mais a mesma.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s