Maria Rocha, a professora

Acho muito bom poder retribuir. Tive anos muito bons no ensino médio. Aprendi muitas coisas sobre ciências, matemática, física, e, mais ainda, sobre o convívio social, o ser humano e suas emoções. Não foi fácil, mas foi a trilha que me fez chegar aqui. Faz parte da minha história. Tenho agora a chance de contribuir para a Escola Maria Rocha, contando a história da professora que nomeia a instituição. É um trabalho longo, ao qual quero me dedicar ao máximo. Já estou juntando material, tudo catalogado e escrito no meu diário da biografia. Para encher bem esse caderno, preciso da ajuda de quem souber pessoas, datas, qualquer dica que me leve a alguma informação sobre essa educadora. Como já apreendemos nas aulas de Biografia, escrever a trajetória de alguém não é fácil e conta muito com a boa vontade alheia, o amor compartilhado pelo passado e uma curiosidade quanto às raízes, as suas e as dos outros. Abaixo, alguns dados já colhidos por mim.

 

Maria Manuela Rocha

Nascimento: 23/11/1904

Morte: 1958

Cidade de nascimento: São Martinho da Serra

Filiação: Bertholina (também professora) e Manuel

Mais: Era a mais nova entre 14 irmãos. Em 1926, terminou os estudos na escola complementar em Porto Alegre. Lecionou no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac e na Escolinha São Francisco, onde alfabetizou detentos.

 

Deixe um comentário

