Dica e reflexão: deixa pra mim que eu sou canhoto

Dia 13 de agosto foi dia dos canhotos e eu não posso deixar passar sem comentar, afinal, sou uma das poucas representantes dessa espécie. Você, meu amigo destro, que está lendo este texto talvez nunca tenha pensado no quão abençoado é. Ser canhoto é ser roto em um mundo de direitos. Usar uma mão diferente da maioria pode parecer apenas uma particularidade do ser hoje em dia. Isso é o que os destros pensam porque só quem usa a mão esquerda para quase tudo entende as implicações desse gesto. Já fiquei muito tempo rosqueando coisas para o lado errado, tentando usar objetos sem sucesso e sentindo dores por ficar horas recortando com uma tesoura imprópria.

14.08.20_Tesoura_canhotos1

Por isso, fiquei incrivelmente feliz por encontrar uma tesoura com um aviso bem grande: para canhotos. Claro, ela é só uma tesourinha sem ponta que mal corta o que eu preciso. A felicidade foi ser um produto pensado para nós. Lembro-me de passar vários apuros na época de escola, principalmente nas aulas de dança. O professor ia para um lado e eu para outro. Tive um trunfo nessa época que foi uma professora canhota. Ela me alfabetizou e minha mãe diz que minha letra não é das mais feias por mérito da Professora Glória. “Letra de canhoto é muito feia”.

Foi a minha mãe, aliás, que me contou que ser canhoto hoje é fichinha perto de antigamente. Ela nasceu canhota, mas foi obrigada a aprender tudo com a direita. Se ela insistisse na mão errada, tinha o braço amarrado. Pobre braço esquerdo que sofre as duras penas da mão que não quer ser esquecida.

Também já fiz uma amizade que cultivo a uns 10 anos só pela minha canhotice. No primeiro dia de aula do cursinho, cheguei atrasada e a Jô já me achou estranha. Aí, quando comecei a escrever com a esquerda, ela já gostou de mim. No intervalo, conversamos e somos amigas até hoje. Uma amizade que nasceu de uma estranha admiração por canhotos.

Só sei que eu nasci assim, cresci assim, sem porquê, nem pra quê. Enquanto eu ficava me perguntando o porquê de não sermos todos ambidestros, encontrei alguns dados e curiosidades sobre nós canhotos. Retirei da Superinteressante.

Sinistro, muito sinistro
Conheça os principais fatores que influenciam na existência dos canhotos

1. DE BERÇO
Aparentemente, é o fator que mais conta. O irmão gêmeo de um canhoto tem 76% de chance de também ser. Em 2007, pesquisadores descobriram o gene LRRTM1, o primeiro relacionado à preferência da mão esquerda.

2. DO VENTRE
O neurologista Norman Geschwind criou a teoria de que um alto nível de testosterona da mãe durante a gravidez afetaria o desenvolvimento do hemisfério direito do cérebro do feto, aumentando as chances de o nenê nascer canhoto.

3. DA ESCOLA
Além de as escolas favorecerem o aprendizado da escrita com a mão direita, no imaginário ocidental tudo relacionado ao lado esquerdo tinha conotação negativa – tanto que a palavra latina para quem usa a mão esquerda é… sinistro.

Close na palavra sinistro. Devemos ser mesmo. Até para verificar se estamos mentindo ou não, é preciso inverter as ideias. Você fica treinando para saber se o gatinho mentiu sobre onde ele estava na noite passada. Aí ele olha para a esquerda e você pensa ARRÁ SAFADO. Termina todo o relacionamento e descobre que ele era canhoto. Que coisa… Ficou interessado em saber como identificar um mentiroso pelos olhos? Clique aqui.

É pouco perrengue pra você? Pois as estatísticas provam que não é bolinho ser canhoto. Vivemos menos, temos mais chances de ter várias doenças, incluindo alcoolismo. Mas, por outro lado, somos melhores jogadores de vídeo game e mais ricos (esse dado só pode estar errado, não vale para mim. He he). Veja mais algumas curiosidades reunidas pela Revista Galileu:

  1. Pesquisas indicam que canhotos têm mais chances de serem esquizofrênicos e disléxicos. Também há mais chances de que eles desenvolvam doença de Crohn e colite ulcerativa.
  2. Canhotos possuem maiores habilidades em outras partes do lado esquerdo do corpo além da mão. Entre elas: o pé, os olhos e a audição da orelha esquerda também costuma ser mais aguçada.
    3. De acordo com alguns estudos, canhotos possuem uma melhor noção espacial e são melhores com números e matemática. Enquanto isso, destros possuem uma melhor habilidade verbal.
  3. Um dos genes que pode influenciar a habilidade com a mão esquerda é o LRRTM1. A relação foi descoberta em um estudo com crianças disléxicas e cientistas acreditam que essa característica é herdada do pai.
  4. Ultrassons mostram que, já no útero, 90% dos bebês preferem o dedão direito da mão – o que ‘casa’ com a separação da população entre destros (aproximadamente 90%) e canhotos (os 10% restantes).
  5. Em um experimento recente divulgado na conferência da British Psychology Society, canhotos que assistiram “O silêncio dos inocentes” mostraram mais sinais de medo do que os destros. A explicação científica é que isso acontece porque o lado direito do cérebro é o dominante em canhotos – e é ele o responsável pela sensação do medo.
  6. Existe um prêmio na faculdade Juniata, em Huntington, na Pensilvânia, que oferece uma bolsa de 1500 dólares apenas para estudantes canhotos que alcançam boas notas.
  7. O lado esquerdo é culturalmente considerado o lado feminino. Mesmo assim, dados sugerem que homens canhotos são mais comuns do que mulheres.
  8. Uma prova de que a habilidade com a mão esquerda é transmitida entre famílias são os canhotos da família real britânica: a Rainha Elizabeth, o Príncipe Charles e o Príncipe William são canhotos.
  9. Os canhotos sempre foram uma minoria – de acordo com historiadores, até em Neandertais os destros eram dominantes.
  10. Canhotos ficam envergonhados mais facilmente – segundo cientistas da Universidade Abertay, na Escócia, os canhotos costumam afirmar que se preocupam com seus erros e com críticas mais do que os destros, considerados mais impulsivos.
  11. Enquanto o mito diz que canhotos têm mais chances de serem alcoólatras, uma pesquisa feita com 25 mil pessoas de 12 países revelou que não há essa tendência – apesar de canhotos beberem com mais frequência o desenvolvimento de alcoolismo não pode ser relacionado.
  12. Mamíferos também podem ser destros ou canhotos, de acordo com Stanley Coren, psicólogo da Universidade de British Columbia. É possível notar que eles favorecem o uso de uma pata dianteira em detrimento da outra.
  13. Há estudos que apontam que os canhotos vivem, em média, 9 anos a menos do que destros.
  14. Entre homens, estima-se que os canhotos sejam 15% mais ricos. Se analisados homens que foram para a faculdade, o número sobe para 26%.
  15. Apenas 50% dos canhotos usa o mouse do computador com a mão esquerda. Da mesma forma, 68% usam a mão direita para cortar algo com tesouras e 74% cortam alimentos com a faca na mão direita. São reflexos de uma sociedade majoritariamente destra.
  16. Estatisticamente, quanto mais velha é a mãe, maior a chance de seu filho ser canhoto – embora o motivo ainda não seja conhecido pela ciência.
  17. Canhotos alcançam a puberdade de 4 a 5 meses depois de destros.
  18. Jogadores de videogame canhotos conseguem responder a estímulos variados mais rápido – logo, pelo seu tempo de reação menor, costumam jogar melhor do que destros.
  19. Enquanto 10% da população é de canhotos, a taxa de participação de canhotos no Mensa (sociedade que reúne as pessoas com os maiores QIs do mundo) é de 20% – sugerindo que eles tem mais probabilidade de serem gênios.

Esse post já está enorme, mas, e daí? Sou canhota, eu posso. He he Voltando a falar da tesoura, ela não é muito eficiente no que se propõe, mas vale a pena comprar para apoiar a causa canhota e mais produtos virem com esse selinho “para canhotos”. Close na mão destra censurada. He he.

14.08.20_Tesoura_canhotos2

Quer saber mais sobre? Tem essa reportagem da Superinteressante sobre com histórico e mais curiosidades sobre a estranha vida esquerda. Clique aqui para ler.

Anúncios

Uma resposta para “Dica e reflexão: deixa pra mim que eu sou canhoto

  1. Pingback: Meus outros blogs | Luminuzzidades·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s