Alfaiataria Itinerante: crie uma série! Laboratório de roteiro da Coelho Voador

Tenho uma novidade muito maravilinda pra dividir com vocês: fui selecionada para o laboratório de roteiro da Coelho Voador. Uhul! Estou bem feliz.

2014.08.30_AlfaiatariaItinerante3

Ser roteirista é algo que sempre desejei desde que descobri que existia essa profissão. Imagina só poder escrever histórias para várias mídias possíveis e viver disso? Tenho essa vontade de seguir como roteirista como a minha ocupação principal ou algo para complementar meus trabalhos desde que iniciei na faculdade de jornalismo. Durante essa graduação, pude experimentar alguns modos de roteirizar, mas a maior experiência veio no curso de produção editorial que estou fazendo agora.  Aí sim vi como é criar um roteiro e ele ganhar vida.

Enfim, a minha relação com os roteiros é uma história de amor das bem longas, que daria um filmão de umas 2h. Acredito que esse relacionamento só vai se fortalecer através desse laboratório. Já fui a um dos encontros e posso garantir que a turma é boa, preparada e com vontade.

Foto do pessoal no primeiro encontro.

Foto do pessoal no primeiro encontro.

Além de sermos orientados por caras muito fodas na área que são Frederico Ruas, Leo Garcia, Tiago Rezende e Tomás Fleck. Confira os currículos abaixo.

2014.08.30_AlfaiatariaItinerante1

Clique na imagem para ver maior.

Não está entendo nada? Calma que eu explico. A Alfaiataria Itinerante é um projeto desenvolvido pela produtora Coelho Voador de Porto Alegre, com apoio da Epifania Filmes e financiado pelo Edital SEDAC Desenvolvimento da Economia da Cultura, do Governo do Estado do RS. Aliás, a Coelho Voador foi uma das primeiras produtoras de roteiro do Brasil. Eles resolveram espalhar os conhecimentos de roteiros e fortalecer o estado como um produtor de séries. Para isso, os quatro roteiristas consultores irão oferecer vídeo-aulas semanais e encontros presenciais para grupos selecionados nas cidades de Porto Alegre, Alegrete, Bagé, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria. São 40 participantes no total. Tudo isso é oferecido gratuitamente para os alunos. Esse caráter inclusivo e colaborativo fez com que eu me encantasse de primeira com a Alfaiataria Itinerante.

Aqui tem um vídeo em que dois dos orientadores falam mais sobre o projeto: Programa do Roger – Leo Garcia e Frederico Ruas sobre a Alfaiataria Itinerante – Bloco 2 – 22/07/2014

Vou reproduzir uma pergunta difícil e capciosa do questionário de seleção. Foi MUITO difícil escolher apenas três, mas fiz eliminações de acordo com alguns critérios. Sim, eu vejo muita série porcaria apenas porque comecei e não consegui desapegar – vide True Blood he he. Inclui alguns vídeos/trailer das séries para o caso de vocês se interessarem por alguma. Já assistiu/assiste alguma? Deixe o seu comentário sobre. 🙂

Quais são suas 3 séries favoritas? Por quê? 1000carac

É difícil escolher porque eu vejo muitas séries, mas separei três que têm características que eu admiro. A primeira é a The Bridge, produzida pela FX e remake de uma série dinamarquesa. Escolhi por ela ousar em utilizar o inglês e o espanhol e trazer Diane Kruger como uma detetive com síndrome de asperger. Além da temática da fronteira, que é um lugar com muitos problemas sociais e com subtemas como o tráfico de drogas e pessoas.

A outra é Mad Men, produzida por Matthew Weiner e exibida pelo AMC. A série aborda as mudanças de pensamento que a década de 60 trouxe, embalada pelo charmoso e competitivo mundo das agências de publicidade. Os diálogos e emoções dos personagens são minuciosamente construídos, bem como o cenário e ambientação.

Esse video é maravilhoso. Reúne algumas pérolas do  personagem central Don Draper e já dá o clima da série. Legendado.

A terceira é Ripper Street, transmitida pelo canal BBC One. A Londres pós-Jack Estripador é o ponto de partida para tratar de todos os tormentos que o caso acarretou para a vida dos cidadãos e, especialmente, dos investigadores envolvidos com o caso.

 

Deixe um comentário

