[TAG] Problemas de um leitor

Para ouvir enquanto lê.

Os livros são objetos transcendentes
Mas podemos amá-los do amor táctil
Que votamos aos maços de cigarro
Domá-los, cultivá-los em aquários
Em estantes, gaiolas, em fogueiras
Ou lançá-los pra fora das janelas
(Talvez isso nos livre de lançarmo-nos)
Ou – o que é muito pior – por odiarmo-los
Podemos simplesmente escrever um:
Encher de vãs palavras muitas páginas
E de mais confusão as prateleiras

Oi, galera! Como estão? Espero que bem. 🙂

Não tenho feito posts aqui porque o semestre foi uma loucura. Tô cursando produção editorial e fiz algumas cadeiras nas ciências sociais, fora os outros projetos. Posto um pouco do meu trabalho no Luminozzidades. Como tava devendo por aqui e como as leituras foram as grandes culpadas disso, escolhi a tag problemas de um leitor pra compartilhar com vocês. Vi essa tag lá no canal do Youtube do All Pop Stuff. Assista aqui. Sintam-se tagueados para responder essas perguntas no seu blog e me mostrar. 😀

14.12.15_TAG_Problemas_de_um_leitor1

 

  1. Você tem 20 mil livros para ler. Como você decide o vai que ler?

Já começou com uma pergunta complicada. Eu separo uma prateleira da estante só para os que não li e quero ler pela época em que estou. Essa parte tá sempre lotada. Vou olhando e pensando nas sinopses e escolho o que mais tem relação com o que estou pesquisando ou vivendo no momento. Ô momento difícil esse. É muito pouca vida pra tanto livro. Espero que eu viva outras vidas porque já tô deixando alguns livros e filmes pra eu da outra vida ler/ver.

14.12.15_TAG_Problemas_de_um_leitor2

  1. Você está no meio de um livro, mas não está gostando. Você para ou continua?

Depende se eu tenho outro que estou com muita vontade de ler na fila. Aí eu paro mesmo. Deixo marcado até onde li e parto pra outro. SEM DÓ! Hehehe.

  1. O fim do ano está chegando e você está perto, mas não tão perto de finalizar sua meta de leitura. O que você pretende fazer e como?

Aproveito os dias de férias no finalzinho do ano e adianto o que conseguir. Não costumo ter uma meta. Acredito que a leitura tem que ser mais prazer do que números. Tem livros que gosto de saborear devagar,  sem me preocupar se vou conseguir ler tudo que queria.

  1. As capas de uma série que você ama são horríveis! Como você lida com isso?

Isso é realmente broxante. Quando o livro tem um projeto gráfico ruim, eu fico com menos vontade de ler. Eu cuido muito isso, especialmente com o curso de produção editorial. Se o conteúdo compensar, vou acabar abstraindo o resto. Hehehe. Costumo comprar muita edição de bolso pelo valor, então, foco mais no conteúdo.

14.12.15_TAG_Problemas_de_um_leitor3

  1. Todo mundo, incluindo sua mãe, gostam de livro que você não gosta. Como você compartilha esses sentimentos?

Fico indignada, mas já estou acostumada com isso. Gosto de tantos livros que ninguém gosta e vice-versa. Nem tento explicar muito meus motivos porque gostos são bichinhos muito estranhos.

  1. Você está lendo um livro e você está prestes a começar a chorar em público. Como você lida com isso?

Choro. Fazer o quê? Eu até tento controlar, paro de ler, respiro e tento conter os sentimentos. Tem livro que não dá pra escapar dos sentimentos. Eu li todo o O Iluminado no ônibus para a faculdade. Eu reagia conforme o texto e acredito que quem sentou do meu lado nessa época deve ter estranhado. Hahaha. Foi mal, galera. Também aconselho a ler o A Culpa é das Estrelas em casa. Hihi.

  1. A sequência do livro que você ama acabou de sair, mas você esqueceu parte da história anterior. Você lê o anterior novamente? Pula para a sequência? Lê uma sinopse ou resenha? Chora de frustração?!

Eu leio uma sinopse ou resenha. Faço isso com seriados também. Pego o livro anterior e leio algumas partes marcadas. Não dá pra se desesperar. Hehehe.

  1. Você não quer que ninguém, NINGUÉM, pegue seus livros emprestados. Como você educadamente diz às pessoas NÃO quando eles perguntam?

Não tenho muito problema de emprestar livros. Só costumo recusar quando é um livro que amo muito e uso pra alguma pesquisa. Em geral, empresto tudo porque gosto que as pessoas leiam e compartilhem suas opiniões comigo.

14.12.15_TAG_Problemas_de_um_leitor4

  1. Déficit de Atenção. Você não conseguiu ler os livros que queria no último mês. O que você faz para voltar a ler mais?

Apesar de eu não ter uma meta clara, eu gosto de me organizar e sempre ler um pouquinho por dia. Caso não consiga, tento cuidar o horário e reservar um espaço pra leitura. Negócio é se organizar mesmo.

  1. Há muitos livros novos que foram lançados e que você está morrendo de vontade de ler! Quantos deles você realmente compra?

Compro de acordo com o meu orçamento. É bem triste comprar um monte e deixar estacionado, pegando poeira. Tento me conter com as compras e não sou tão ávida nos lançamentos. Gosto de ter um dinheiro pros livros que adquiro nos eventos de lançamento, porque aí eu quero o livro na hora. Hehehe. Procuro priorizar autores locais e os meus favoritos.

  1. Depois de ter comprado os novos livros que você tanto queria, quanto tempo eles ficam em sua prateleira antes de você realmente ler?

Podem ficar até bastante tempo. Como meu trabalho também é ler livros, nem sempre consigo priorizar meus favoritos. Sempre dou um jeitinho de coloca-los no topo da lista, no entanto. Hihihi.

Era isso. Gostaram? Também fazem coisas parecidas? Me contem nos comentários. Beijão que agora eu vou ler. 🙂

14.12.15_TAG_Problemas_de_um_leitor5

 

Deixe um comentário

