Book Haul #1 – teóricos, slasher, policiais e terror

book_haul

Oi, galera! Tudo bem? Estão aproveitando o verão?

Os dias estão realmente quentes aqui em Santa Maria e meu verão tem sido em casa, dividida entre leituras e séries. Por isso, trouxe o primeiro Book Haul aqui do blog. Para quem não está familiarizado com o termo, nada mais é do que as últimas aquisições literárias da minha estante. Alguns são comprados, outros são presentes. Ainda bem que tenho amigos com muito bom gosto porque a lista tá um biscoito fino. 😀

No sábado, 10/01, participei de um curso sobre filmes Slasher, promovido pela Cena Um, na Athena Livraria. Pra quem não sabe, um slasher é resumidamente aquele tipo de filme com um assassino mascarado que promove mortes muito sangrentas de adolescentes em algum lugar isolado. Sacou, né? Hehehe. Quem ministrou foi o Felipe M. Guerra. O professor preparou um polígrafo bem completinho pra gente com o principal sobre esses filmes. Além desse material, sai de lá com um certificado e um DVD de Jogos Mortais 2 que ganhei em um sorteio. 😀 Confiram mais fotos do material abaixo.

Também pude comprar dois livros que o pessoal do Cine Um ofereceu na ocasião. Em primeiro lugar, fiquei apaixonada pelo visual das publicações. O trabalho primoroso é da Editora Estronho, de Curitiba. Dá pra ver pelas fotos como é um banquete para os olhos.

O Cinemas de Horror foi organizado por Demian Garcia e prefácio por Carlos Primati, colaborador ativo para as teorias das obras do gênero. O livro reúne artigos resultantes dos encontros realizados pelo Grupo de Estudos de Cinema e Horror da Faculdade de Artes do Paraná/UNESPAR. Entre os subtemas tratados dentro do horror estão o cinema italiano, o mexicano, torture porn, Grand Guinol, e o trabalho de cineastas como José Mojica Marins e Dario Argento. Parece ótimo, não? Vai servir e muito para as minhas pesquisas para o projeto de mestrado.

Já o Cemitério Perdido dos Filmes B: Exploitation vai mais fundo na obscuridade do horror. São artigos de autores variados sobre assassinos, canibais, mulheres fatais e estilos bem lado B praticados na América Latina. Tudo isso permeado de muitos cartazes de filmes tão desconhecidos quanto instigantes para mim.

O responsável pela direção do Cemitério Perdido dos Filmes B: Exploitation é o César Almeida, editor da Argonautas Editora. O cara sabe muito de horror/terror e fantasia, além de ser muito gente fina. Esses dias, enviei a Revista Cornucopia Vacua para ele. Em troca, recebi o Zinematógrafo e algumas fichas de filmes publicadas antigamente pela Revista Set. O zine tem um conteúdo muito bom para os cinéfilos, além de ter uma diagramação classuda.

De respingo do natal, ganhei do meu amado amigo Dharlei dois livros. Um é o A Morte Tem Muitas Portas, de Fredric Brown. É um romance policial que data de 1951. Adoro esses livros pocket pra levar pra todo lado, ainda mais se é antigo e tem um bom mistério. O outro é Jah-bul-on (Nova Letra Gráfica e Editora, 2015), de Henrique Madeira. O livro veio autografado pelo autor que mora em Cruz Alta, aqui no Rio Grande do Sul, mesma cidade do meu amigo. Esse tem um baita ponto positivo que é a história se passar no interior do nosso estado, com um assassino degolador e mistérios de uma irmandade sigilosa. Esse promete, heim?

Bônus: O livro que tô lendo atualmente é uma aquisição de dezembro, quando rolou o lançamento da Cornucopia Vacua em um evento de literatura. Nele, conheci pessoalmente o Duda Falcão e já levei autografado o Mausoléu (Argonautas Editora, 2013). O livro reúne contos de terror do autor publicados ao longo dos últimos anos. Tem bastante influência dos autores clássicos e uma pitada de modernidade impressa nas linhas de Duda. Tô gostando muito dessa versatilidade e da variedade de monstros. Senti medo mesmo em muitos contos e consegui imaginar os monstrengos.

15.01.12 - Book Haul #107

Espero que vocês tenham curtido esse primeiro Book Haul. Que sirva para inspirar as aquisições de vocês. Caso queiram algum dos livros e não encontrarem, deixem um comentário que passo as instruções. 😉 Também quero saber das últimas aquisições de vocês.  O que 2015 já trouxe de leituras?

Anúncios

Uma resposta para “Book Haul #1 – teóricos, slasher, policiais e terror

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s