Maratona Literária de Inverno – Semana 1 e alguns pontos sobre Cidade dos Ossos

15.07.14 - Maratona Literária de Inverno - Semana 101

Oi, galera! Tudo bem com vocês?

Esse post é pra relatar como foi a minha primeira semana de Maratona Literária de Inverno (MLI) e já adianto que flopei.  Sim, mas, pelo menos, aprendi essa palavra nova que é flopar. He, he, he. Vamos começar com um momento palavra nova do dia, então:

Flopar é antônimo de bombar, ou seja, flopar é não fazer sucesso. Algo fracassado, derrotado, sem êxito.

Muito bem. Agora que aprendemos, vamos entender o motivo do flopamento. Como ainda estou com trabalhos da faculdade e outros – que vocês saberão logo, logo – acabei deixando as leituras em segundo plano com a crença de que daria tempo. Engano de principiante, afinal, é a primeira vez que participo de uma maratona. Comecei a ver os vídeos da galera mais experiente e o quanto estavam se dedicando e me apavorei. Ainda tive a péssima ideia de pegar o livro com mais de 400 pg logo de início.

Recapitulando, assim ficou a minha TBR (livros a ser lidos) para a semana 1:

  • Semana 1: Fantasias, Distopias e/ou Ficção Científica

Para ver toda a TBR, clique aqui para ir para o post.

Dei prioridade para o Livro da Cassandra Clare porque ele se encaixa nas categorias dos desafios: “mais de 400 pg” e “começar uma série”. É uma autora que nunca tinha lido, o que é mais desafiador ainda porque preciso conhecer o estilo de escrita. Acabei passando do prazo do dia 13 e terminei o Cidade dos Ossos apenas dia 14. Então, terminei só ele e não consegui ler o Ascensão de Cthulhu, mesmo ele sendo curtinho.

Já que a leitura está fresquinha na minha cabeça, vou aproveitar para trazer o meu primeiro post de Pontos Sobre. Vamos começar pela sinopse de Cidade dos Ossos.

Cidade dos Ossos – Um mundo oculto está prestes a ser revelado… Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato – muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer… Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

Fantasia / Jovem adulto / Literatura Estrangeira

Alguns_Pontos

  • Quanto ao layout: a minha edição é econômica. Até gosto de edições assim porque fico com menos pena de maltratar o livro. Não possui orelha e as folhas são brancas, praticamente transparentes (podem-se ver as letras do outro lado). Não tenho muito a reclamar, no entanto. Claro que o segundo volume – que já tenho e ganhei de presente – é muito mais bonito visualmente, com papel pólen e tudo mais. Como é uma série, eu não saberia se gostaria, então a decisão de uma edição econômica foi mais acertada para mim.
  • Quanto à escrita: Tive um problema em visualizar os personagens, mesmo com as descrições, e isso empacou a leitura pra mim. Acabei assistindo uma parte do filme para colocar um rosto em cada um e aí fluiu tudo. Não sei se foi culpa da autora ou minha. Apesar disso, consegui entender a personalidade de cada um. A autora consegue inserir detalhes que fazem entendermos os personagens e suas camadas. A construção do texto é bem cinematográfica, conseguimos acompanhar tudo cena-a-cena. Os monstros foram outro ponto positivo. Que bem descritos! Grotescos e assustadores.
  • Quanto à história: O uso de algumas lendas já conhecidas inseridas em um ambiente urbano dão uma sensação de que a história é real e possível. Tem um pouco de humor, romance e a mitologia é bem apresentada. É uma sequência clássica de uma jornada do herói e foi bem executada pela autora.
  • Conclusão: Não é um livro que eu leria de novo, por isso, dei três carinhas apenas. Mas, eu quero seguir a série. Espero ver a Claire crescer e tornar-se cada vez mais forte e foda, porque ela parece ter muito potencial para isso. Indico para quem gosta de fantasia e aventura com um bom toque de romance.

Carinhas03Era isso. Nos vemos na semana que vem pra saber se flopei ou não na segunda semana. 😀 Já posso adiantar que li um livro que não estava na lista. Qual será, heim?

Anúncios

2 Respostas para “Maratona Literária de Inverno – Semana 1 e alguns pontos sobre Cidade dos Ossos

  1. Pingback: Alguns Pontos sobre Goosebumps – O Porão Macabro | Luminuzzidades·

  2. Pingback: Maratona Literária de Inverno – Semana 4 Final | Luminuzzidades·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s