Alguns Pontos sobre Goosebumps – O Porão Macabro

15.07.27 - Alguns Pontos sobre Goosebumps - O Porão MacabroOi, galera! Tudo beleza?

Na semana passada, contei que desviei total do flop na segunda semana de Maratona Literária de Inverno (MLI). 😀 Para saber mais sobre o que é maratona e o que é flop, leiam os posts abaixo:

Então, na segunda semana (temática thriller, suspense e/ou terror), li os livros:

  • Decapitados, de Leonardo Brasiliense. Link para o Skoob. – Livro que alguém escolheu.
  • No Reino do Terror de R. F. Lucchetti, por R. F. Lucchetti e organização de Marco Aurélio Lucchetti. Link para o Skoob. – Livro com figuras ou ilustrações.
  • Série Goosebumps – O Porão Macabro, de R. L. Stine. Link para o Skoob.

Pois bem, entendido tudo, vamos para o livro deste post.

Não estava previsto na minha lista, mas quando recebi por empréstimo essa edição de Goosebumps, precisei ler. Foi muita nostalgia porque cresci com essa coleção. Para quem não sabe, Goosebumps é uma série de livros de terror de R.L. Stine. Entre 1992 e 1997, foram publicados sessenta e dois títulos. Além disso, também virou filme e série de televisão. Recentemente, foi anunciada uma versão cinematográfica onde o próprio autor será representado pelo Jack Black. No filme, os monstros de Stine ganham vida quando os manuscritos originais são abertos. Tô ansiosa pra ver o resultado disso tudo.

Para mais informações sobre a série (onde comprar, etc), acesse o site: http://www.goosebumps.com.br/ Tomem cuidado que o site é daqueles que toca musiquinha.

A edição que eu li foi O Porão Macabro. Vamos para a sinopse:

Doutor Brener era um bom pai de família. Mas, ultimamente, vive trancado no porão de sua casa, trabalhando em um projeto secreto onde realiza estranhas experiências. Não dorme mais, não conversa com ninguém e se alimenta de modo especialmente nojento. Estaria doente? Ou apenas louco? Isso é o que pensam seus filhos, desde que pessoas começaram a desaparecer e os aterradores gritos foram ouvidos no porão. – Retirada do Skoob.

Agora que vocês já foram apresentados ao livro, vamos a Alguns Pontos.

Alguns_Pontos

  • O layout é maravilhoso. A capa já dá um tom arrepiante e atiça o leitor para a história. Fora que o nome Goosebumps desse jeito verde e melequento é um ícone clássico e inconfundível.
  • Normalmente, os livros para o público infanto-juvenil têm uma linguagem bem boba, até simplificada. Não entendo muito o porquê, visto que tem muitos jovens que devoram vários livros bem complexos. Enfim, abri o livro esperando esse tipo de escrita, mas me surpreendi. As frases são bem construídas e estruturadas e não há economia de palavras mais sofisticadas. Mesmo assim, o ritmo é muito fluido e a leitura é rápida.
  • Pela escrita ser muito bem feita, são criadas ótimas condições para o medo. A história caminha de um jeito que você não consegue soltar o livro e quer soltá-lo ao mesmo tempo porque dá medo de virar a página. Fora os elementos como o isolamento das crianças, a falta de um adulto responsável para orientá-las, um pai em que elas não podem mais confiar e parece querer machucá-las, e ainda o porão macabro.
  • Com esse cenário, é fácil se colocar no lugar dos personagens principais. São situações possíveis de qualquer criança passar. Quem nunca, na infância, teve medo de algum lugar proibido como um porão? Quem nunca teve medo de ficar sem os pais? Claro que nem todo mundo teve um pai cientista com projetos estranhos e misteriosos, mas é algo fácil de imaginar e se imaginar dentro da história.
  • Fiquei com uma indagação final: seria uma metáfora para os medos infantis? Um monstro planta que representa muito mais do que aparenta. Não sei, mas que é uma história deliciosamente arrepiante, isso é.bônus

E o bônus é a bio do Twitter do autor. Achei uma fofura.

Meu trabalho: aterrorizar crianças.

Meu trabalho: aterrorizar crianças.

Era isso por hoje. Logo, logo, mais Alguns Pontos sobre os livros da Maratona Literária de Inverno.  Obrigada por lerem até aqui. 😀

E vocês? Já leram algum livro da série Goosebumps?

Deixe um comentário