Revista Lappe: matérias multimídia

2014.08.12_RevistaLappeSemestre passado foi muito proveitoso na faculdade. Pra quem não sabe, estou cursando Produção Editorial na UFSM. Já falei aqui sobre minhas primeiras impressões e trabalhos na área. Entre esses trabalhos, nas disciplinas ministradas pela profª. Drª. Liliane Dutra Brignol estavam algumas matérias desenvolvidas para a  Revista Lappe. Acessar a revista vale a pena para todos os profissionais, estudantes e interessados no campo editorial. A produção fica por conta dos acadêmicos do curso e bolsistas, sob a supervisão da professora Liliane. A revista é um espaço para explorarmos as possibilidades do online. E eu aproveitei. Fiz matérias com áudio, vídeo, mapas, fotos. Falo sobre cada uma abaixo:

Deixe o livro voar 

A primeira é sobre a Campanha Livros Livres, da Editora UFSM. O objetivo é incentivar a circulação da leitura através da troca de livros. O estande todo decorado chama atenção e não tem quem não pare para dar uma olhada ao menos. Para mostrar a delicadeza da apresentação do estande, fiz um vídeo em parceria com o Estúdio 21.

Como a campanha passou por vários pontos da UFSM, fiz um mapa interativo com as datas e locais. Vou adotar essa ideia sempre que der. Muito interessante.

A campanha acaba no dia 18 deste mês de agosto, mas o pessoal da Editora promete novidades. Espero que venham mais projetos legais como esse.

O futuro pelo viés da HQ 

2014.08.12_RevistaLappe1

Galeria de fotos com edições anteriores da Quadrante X.

A segunda reportagem foi a que mais gostei de fazer porque HQ é a minha praia. Falando nisso, estou no Clube do Gibi Santa Maria. Quem quiser conhecer mais e participar, é só entrar no grupo no Facebook.

Para essa reportagem, eu precisava fazer uma resenha sobre um produto editorial. Pensei em vários livros e HQs nacionais e internacionais. Mas por que não falar de algo local? Sempre acompanhei a Quadrante X e foi a que escolhi. Comentei sobre o histórico da revista, por isso utilizei uma galeria com fotos de edições anteriores.

Aproveitei a oportunidade e conversei com o Marcel Jacques, diretor de arte da revista. Essa entrevista eu fiz em áudio e pode ser ouvida abaixo:

Do impresso aos bytes: a evolução das revistas para o mundo digital

A última reportagem do semestre foi relativa aos trabalhos desenvolvidos na disciplina de Produção Editorial para Mídias Digitais. Junto com alguns colegas, produzimos textos e um infográfico sobre revistas digitais. Aproveitei o embalo do primeiro vídeo e resolvi fazer uma enquete pelo campus da UFSM. Em parceria com o pessoal do Estúdio 21, sai perguntando por aí se as pessoas conheciam e gostavam de revistas digitais. Eu gosto muito mesmo de fazer reportagem em vídeo, mesmo que dê um baita trabalho editar.

Era isso. Espero que tenham gostado de conhecer mais sobre os trabalhos acadêmicos do meu curso. Posso dizer que foi muito divertido fazer cada um deles. Acredito que temos que nos dedicar ao máximo nesses trabalhos porque as experiências acadêmicas nos preparam para o mercado de trabalho. Me digam aí: ficaram interessados por produção editorial? 🙂

Deixe um comentário